duvida

Porque ingressar no Real Arco?

Porque o Real Arco é a culminação da "maçonaria antiga e pura". A Arte dá a seus membros regras eminentemente práticas que pelas quais eles podem viver suas vidas a serviço de Deus e da comunidade como um todo.
Entretanto, o homem não é simplesmente um ser material, mas tem um aspecto espiritual esssencial à sua natureza. Isto é abordado no  Real Arco no qual o candidato, sem transgredir as ligações religiosas, é levado a contemplar a natureza de Deus e sua relação pessoal com Ele.


Assim, o Real Arco leva o candidato do plano material e prático ao espiritual e completa a "maçonaria antiga e pura", um fascinante jornada de auto-conhecimento e auto-descoberta que inicia no grau Aprendiz da Loja Simbólica e culmina nos trabalhos de uma Maçonaria Capitular.

Quem pode entrar

Mestres Maçons oriundos das Obediências Simbólicas Regulares brasileiras praticantes de qualquer Rito, poderão solicitar sua admissão a um dos Capítulos do Real Arco, na versão americana, depois de aprovado pela Comissão de Sindicância do Capítulo de sua escolha.

Isto é estatutário, plenamente aceito pelo General Grand Chapter, devido às condições peculiares da Maçonaria Brasileira. O fato de conservarmos, vivos e ativos, pelo menos seis Ritos tradicionais, nos deixa em situação quase única no mundo, constituindo-se em excelente oportunidade de estudo comparativo e aprendizado mais amplo. Isso nos leva a manter excelentes relações com Corpos dos Altos Graus de outros Ritos.

Você pode ser convidado, indicado ou solicitar sua admissão, todas essas formas são igualmente honrosas.

É obrigatório e indispensável que o Irmão seja um Mestre Maçom e esteja regular em sua Obediência Simbólica.

Maçons pertencentes a Grande Loja de Marca e a Capítulos de Maçons do Real Arco oriundos do Arco Real Inglês, poderão frequentar as sessões de Mestre de Marca e Maçom do Real Arco do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

Prancha Padrão

Ao Irmão desejoso de ingressar no Real arco. Esta é uma sinopse do Real Arco que trouxemos dos EUA, que chamamos de “Prancha Padrão”, o que não deixa de ser um breve relato sobre a formação de um Capítulo no Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, o legítimo Rito de York.

1 – O General Grand Chapter é um dos Corpos Maçônicos mais tradicionais e reconhecidos em todo o mundo. Os primeiros Grandes Capítulos americanos datam de 1797. A partir de 1799, o corpo formado pelos diversos Capítulos passou a ser reconhecido como General Grand Chapter of Royal Arch Masons, acrescentando International a partir de 1954.

2 – Nossa Carta Constitutiva, a primeira da América do Sul, foi outorgada pelo General Grand Chapter em 24 de maio de 2001. Colocam sob a jurisdição do nosso Supremo Grande Capítulo em todo o território nacional, os quatro Graus do Real Arco, primeira etapa do Rito de York americano.

Já em uma segunda etapa, passamos a praticar os 3 Graus Cripticos, através do Supremo Grande Mestre, Mestre Escolhido e Super Excelente Mestre e atualmente Conselho de Maçons Cripticos do Brasil com a Cavalaria Templaria, Chegamos ao topo da escada do Rito de York.

3 – O fato de aceitarmos Maçons oriundos das Obediências Regulares brasileiras é estatutário, plenamente aceita pelo General Grand Chapter.

4 – Mantemos excelentes relações com Corpos dos Altos Graus de outros Ritos, tendo até o presente, formalizado tratados com o Supremo Conselho do Rito Moderno e do Excelso Conselho da Maçonaria  Adonhiramita e Supremo Conclave do Rito Brasileiro.

5 – Os Rituais, jóias, Diplomas, paramentos etc..., são imutáveis e serão iguais em todo o território nacional, bem como no continente Sul-Americano onde já apadrinhamos e mantemos Tratado de Mútuo Reconhecimento e Amizade com o Grande Capítulo do Paraguai, já existindo manifestações da parte do Chile, Peru e Bolívia com o aval do General Grand Chapter. Isto nos permite que não serão necessários “designers” para que cada qual fique mais “decorado” que o outro.

Nossos Capítulos estão abertos, portanto, à verdadeira dimensão da tão “decantada – União Fraterna”, que nos une como verdadeiros Irmãos. O que no hemisfério norte é feito com naturalidade, é exatamente o que pretendemos fazer aqui, pois a filosofia do Real Arco não conflita com as demais, muito pelo contrário, acrescenta uma grande área para novos estudos maçônicos.

Evidentemente que, dando as partes à soberania dentro de suas próprias leis e a obediência ao princípio de completa independência entre governos inteiramente autônomos e independentes de suas administrações em sua jurisdição, sem qualquer interferência de um na economia do outro. Em miúdos, torna-se apenas necessário que o Irmão esteja a prumo em sua obediência simbólica independente do Rito.

Para a fundação de um Capítulo são necessários, mínimo de doze Irmãos de preferência que pertençam a uma das Obediências Regulares evitando aquilo que nós conhecemos sobejamente: Capítulo de Obediência X, Capítulo de Obediência Y. Não sendo isto possível, funda-se com os interessados e depois vai se mesclando, ficando apenas a ressalva que não é intenção deste Supremo ter Irmãos em um Capítulo de uma só Obediência.

Estas cerimônias - Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco - deverão ser efetuadas nos locais onde existam Capítulos filiados ao Supremo Grande Capítulo, que já possuem o material necessário para a realização das mesmas.

 Após a sessão entregaremos aos iniciados: Diplomas, Rituais e Identidade, bem como, outras orientações nos casos em que os Irmãos, residindo nestes Estados, tenham interesse de fundar um Capítulo em seu Estado.

Quando da fundação de um novo Capítulo, doze Irmãos com data previamente estabelecida poderão receber os quatro graus em dois dias, normalmente sexta a noite e sábado pela manhã e encerramos com um almoço de confraternização, que embora não seja obrigatório é amortizado per capita, sendo que cada Irmão receberá uma cartela para assumir suas despesas. É assim que funcionamos, e tentamos, sem constrangimentos, fazer Maçonaria do Real Arco com seriedade e alegria, respeitando principalmente, o momento de cada um.

            Nosso lema é: “Só traga para o nosso convívio, aquele quem você convida para freqüentar Sua Casa”, pois nosso interesse é crescer e praticar Maçonaria com qualidade.

1. Quando mencionamos Potências Regulares, entendem-se as três reconhecidas no Brasil: CMSB, GOB e COMAB.

2. Visite nossa página na internet

3. Telefone e e-mail do Supremo Grande Capítulo: 21-3972-1723

4. Os Irmãos Iniciados receberão Rituais, Certificados, Diplomas e Identidades para todos os graus, sendo que o Penny Chapter receberão no Grau de Mestre de Marca e o Avental e a Comenda no Grau de Maçom do Real Arco.

5. Outras dúvidas: tel 21 3972 1723

6.Entre em contato conosco para saber o dia e hora que o Capitulo do seu Estado funciona.

Necessário:

* Cópia da identidade maçônica do simbolismo.

* 6 fotos 3x4 de paletó e gravata.

* Comprovante de residência.

* Ser membro de potência regular

* Ser mestre maçom

Paulo Roberto Curi