image002
 
UM ENCONTRO ADMIRÁVEL
 
Em 20 de novembro de 2015, durante o CONGRESSO INTERNACIONAL DO SUPREMO GRANDE CAPÍTULO DE MAÇONS DO REAL ARCO DO BRASIL, me senti honrado com o encontro pessoal com o C&SK Richard Butterfield. Eu deveria me abster de postar fotografias, contudo quero registra minha satisfação ao conhecer um importante projeto maçônico, THE KNIGHTS TEMPLAR EYE FOUNDATION (que vou traduzir por "Fundação Cavaleiros Templários para os Olhos") na qual Mr. Butterfield está diretamente envolvido. Por isso, logo após minha iniciação nesse reverenciado Grau, fiz questão de conversar com ele, embora brevemente, e registrar nosso encontro nesta foto.
Desde 2007, o Cavaleiro Templário Irmão Richard Butterfield (C&SK) atua como um dos diretores da The Knights Templar Eye Foundation, Inc., instituição cuja missão é prestar assistência aos que enfrentam a perda da visão devido à necessidade de tratamento cirúrgico, desde que sejam pessoas incapazes de pagar ou receber assistência adequada. Para os Irmãos que desejarem conhecer a Eye Foundation, aqui vai o link:
                 http://www.knightstemplar.org/ktef/
Os que dominam o inglês poderão acessar o folder no DIRECT LINK da página inicial.
Mas aonde que chegar com isso?
Ouvimos repetir em todas nossas reuniões que a Maçonaria "é uma Instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade", praticando o Bem na medida da força de seus membros ou empenhando-se em levar assistência aos infelizes, quaisquer que eles sejam. A caridade maçônica não se restringe ao aspecto material, mas se estende ao dever que assumimos de esclarecer homens, mulheres e principalmente crianças e jovens, preparando-os para a eman cipação progressista e pacífica da humanidade.
A Maçonaria (e, portanto, os maçons) são um sistema ou escola de filosofia social, não porque a razão e a lei humana nos imponham esse dever, mas porque a solidariedade é a qualidade inata que nos faz filhos de Deus e amigos de todos os homens; defensores dos animais, do meio-ambiente, etc.
Peço que os Irmãos reflitam sobre as palavras "sistema" e "escola de filosofia social".
Nossa Ordem (isto é, TODOS e CADA UM DE NÓS) temos responsabilidades e deveres para com o progresso da sociedade. Não podemos nos eximir de cumprir esse deveres seriíssimo, não obstante os enormes sacrifícios decorrentes desse compromisso assumido voluntariamente em nossa Iniciação. "Toda ocasião que perdermos em sermos úteis será uma infidelidade; todo socorro que recusarmos será um perjúrio". Nessa exigência inclua-se o compromisso que temos para com a educação formal dos que se debatem e sofrem pela incapacidade de pagarem ou receber instrução adequada. "O que seria uma qualidade rara  num profano, não é mais do que o cumprimento elementar de um dever maçônico".
Precisamos de projetos que se executem com rapidez, com ardor e veemência. A situação atual ˗ desde os conflitos internacionais até o pobre pescador que tudo perdeu nas margens do Rio Doce ˗ são assunto da Maçonaria e interessam às nossas discussões nas Lojas.
EU CREIO NA FORÇA LATENTE DA MAÇONARIA BRASILEIRA. EU CREIO NA INTELIGÊNCIA E NO PODER DE CADA MAÇOM.
Se os clubes de serviço se organizam para o trabalho voluntário, por que não podemos fazer o mesmo?
Haverá opiniões contrárias a esta postura, mas prefiro que vocês mesmos tirem suas próprias conclusões mediante a cuidadosa observação da nossa realidade.
Aponto como solução a realização de fóruns onde a participação d o "povo maçônico" decida, por maioria ou consenso, as melhores propostas para uma nova e vigorosa participação de nossa Ordem na solução possível das grandes questões que afligem nossa Pátria. Talvez não consigamos nada numa primeira tentativa; mas toda caminhada começa com o primeiro passo.
Por causa disso me encantei com a proposta da Eye Foundation; e com o vigor do C&SK Richard Butterfield ˗ apesar da idade participando e, por consequência, abrilhantando complexos rituais maçônicos, instruindo e ostentando uma postura séria, reverente e exemplar.
O Irmão Richard foi aposentado pela Marinha dos EEUU depois de longa carreira. Mestre da Albuquerque Lodge No. 60, juntou-se ao Rito de York e ao Rito Escocês. Ele é Past Poderoso Soberano do Conclave de Santa Sofia, e da Cruz Vermelha de Constantino. Intendente-geral da divisão do Novo México e Past Excelente Chefe do Conselho Nº 21 de Cavaleiros Maçons, membro do Santo Arco Real, Cavaleiro Sacerdotes Templário, entre outros títulos na Maçonaria e em instituições civis norte-americanas. Desde 2007 atua como um dos diretores da The Knights Templar Eye Foundation, Inc., cuja missão já esbocei nesse artigo.
Envio a todos o meu abraço fraterno,
e que a Luz do Grande Arquiteto do Universo nos ilumine.
José Maurício Guimarães
Venerável Mestre da "Loja de Pesquisas Quatuor Coronati, Pedro Campos de Miranda".