Artigos

cc selo

O Rito Criptico é, de acordo com a Enciclopédia Maçônica de Coil, "um dos menores, mas um dos mais importantes e certamente um dos mais curiosos de todos os ritos". Pois "Criptico" vem do Grego krypte que significa "oculto, escondido ou segredo" e assim veio significar uma caverna ou outro lugar subterrâneo oculto.

Os graus Crípticos são centrados em histórias que envolvem uma cripta sob o Templo do Rei Salomão em Jerusalém, onde certos “tesouros” foram escondidos para propósitos muito específicos. Eles foram primeiro chamados "Tesouros Crípticos" por Rob Morris, um Maçom muito influente de 1800.

ritodeyork

OS LAÇOS INDISSOLÚVEIS ENTRE O RITO DE YORK E A ORDEM DeMOLAY

por Kennyo Ismail

 

A estrita relação entre o Rito de York e o surgimento da Ordem DeMolay é amplamente conhecida no meio maçônico norte-americano e de outros países, mas ainda pouco difundido no Brasil. Isso provavelmente se deve ao fato da Ordem DeMolay ter aterrissado em terras brasileiras por intermédio do Rito Escocês, mais especificamente do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, no início da década de 80, época essa em que o Rito de York, apesar de maior e mais antigo, ainda não havia sido implementado no país.

Masonería venezolana rinde homenaje a Miranda en su día

 

 foto1

Foto: La Patilla

Durante la mañana de hoy, una representación de masones, pertenecientes al Gran Capítulo del Real Arco del Rito York en Venezuela, depositaron una ofrenda floral ante el Cenotafio del Generalísimo Sebastián Francisco de Miranda, precursor de la Independencia Latinoamericana, y considerado como un insigne masón quien introdujo el pensamiento libertario entre nuestros próceres latinoamericanos al conmemorarse un nuevo año de su natalicio, fecha que se asume como el Día Nacional Masónico en Venezuela.