• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

   


fichasktp

FICHA KTP - FORM 1 - BAIXAR E IMPRIMIR

FICHA KTP - FORM 2 - BAIXAR E IMPRMIR



banner

Maçonaria do Real Arco, mais Luz na Maçonaria 

 

agenda

publicar

computador

BATEPAPO


COMO PAGAR SUA CAPITAÇÃO 2014

botaoGerarBoleto1 

pagdepo

Saiba mais 

 


 

  • Estamos trabalhando com os principais cartões para débito ou credito

cielo mra

 

 


 


blogBlogs e sites de capítulos vinculados ao  Real Arco.

   
 

 

foto005

Os companheiros dos Capítulos Fredericksburg nº 16, Luz do Planalto Central nº 57 e Brasília nº 71 acompanhados pelo Deputy General Grand High Priest of the Jusrisdiction of South America, representando The General Grand Chapter of Royal Arch Masons International, Companheiro João Guilherme da Cruz Ribeiro, trabalharam na execução das cerimônias de adiantamento a Mestre de Marca, indução a Past Master, recepção como Mui Excelente Mestre e exaltação a Maçom do Real Arco de vários Mestres Maçons.

 

foto004












Em seguida foi instalado o Capítulo e dada posse a seu primeiro Sumo Sacerdote, Companheiro Max Cleberson Santos Cunha, a seu primeiro Rei, Companheiro Rubens Ribeiro do Nascimento e a seu primeiro Escriba, Companheiro Sebastião Wirlei Pimentel Azevedo.


Na sequência, a Diretoria recém empossada fez uma homenagem ao incansável Companheiro Silas, um batalhador que através de seus esforços colaborou muito no projeto de criação do Capítulo Construtores da Irmandade nº77.


foto002
















Também foi homenageado o Sumo Sacerdote do Capítulo Fredericksburg nº 16, Companheiro Kennyo, que através dos seus esforços em prol da maçonaria universal e da maçonaria do Real Arco em particular se tornou uma de suas molas-mestras não só no Distrito Federal, como em todo o Brasil. Também foram homenageados os Companheiros dos Capítulos Fredericksburg nº16, Luz do Planalto Central nº 57 e Brasília nº 71, pelo seu apoio na realização dos trabalhos.



 

foto006



















Antes da conclusão dos trabalhos, foi feita uma justa homenagem ao Companheiro João Guilherme da Cruz Ribeiro, um dos baluartes da maçonaria do Real Arco Latino-Americana, operário incansável e sempre disposto a colaborar no que puder e onde puder



Parabéns e vida longa ao novo Capítulo de Maçons do Real Arco Construtores da Irmandade nº77!












 

 

MEM Mogi 07-06-2014 2




No dia 07 (Sete) de Junho com grande alegria e entusiasmo, o Capítulo Mogi das Cruzes n° 15, juntamente com o Capítulo Os Verdadeiros Amigos n° 56, agregou ao seio do Real Arco do Brasil, queridos IIr. Past Masters oriundos das 3(Três) Potências Regulares, recebidos e reconhecidos como MEM (Mui Excelentes Mestres). Ao final, honrosamente, dividiram pão e vinho entre sí, como verdadeiros e dignos Companheiros da Arte.

 

MEM Mogi 07-06-2014 21



A inesquecível Sessão foi dirigida pelo Grande Secretário de Administração do Supremo Grande Capítulo Excelente Companheiro Edson Prestes, ladeado pelos Sumos Sacerdotes do Capítulo 15, Exc. Comp. Ivan Muniz de Melo, e do Capítulo 56, Exc. Comp. Jose C. Tadeu.


Mais fotos...




 
ra2014ARLS ARRAIAL DA FORQUILHA: A MAIS NOVA PÉROLA DO GOEMT
O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), irmão Osvaldo Roberto Sobrinho, presidiu a Sessão de Instalação da Loja Simbólica Arraial da Forquilha, nº 70, no dia quatro de junho de 2014, às 20h00, no Templo da ARLS Razão e Lealdade, nº 21.
Presentes o Mui Venerável Mestre do Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Comp. Gelson Menegatti Filho, e uma plêiade de CComp. recentemente adiantados no Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, além de irmãos das Lojas Simbólicas dos Ritos Brasileiro e Escocês Antigo e Aceito.

Após a cerimonia de instalação, o Grão-Mestre do GOEMT, elogiou o trabalho que vem sendo feito para a consolidação do Rito de York “capitaneado pelo Comp. Gelson Menegatti Filho e um grupo de abnegados CComp. que não medem esforços para atingir os objetivos propostos”. 

Bastante Satisfeito, o Comp. Gelson Menegatti fez um balanço dos trabalhos realizados a partir de agosto do ano passado, que começou em Campo Grande (MS), com o apoio do Capitulo Xaraés, nº 40, de Maçons do Real Arco. “Com muito esforço, conseguimos progredir e a partir de hoje passamos a trabalhar no Simbolismo, com a instalação da Loja Arraial de Forquilha”.

Na Filosófica, o Rito de York conta com o Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e o Conselho de Maçons Kriptos Vila Bela da Santíssima Trindade. Ainda nesse primeiro semestre o Rito de York deverá proceder a Sagração do Templo, que está sendo adaptado em um anexo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, em Cuiabá.


 

1º ADIANTAMENTO AOS GRAUS DE MESTRE DE MARCA E PAST MÁSTER

imagem25O Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nº 70, de Maçons do Real Arco do Brasil, realizou, no dia 12 de abril de 2013, às 15h00, no Templo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, nº 21, em Cuiabá, o primeiro adiantamento de 17 Irmãos Mestres Maçons aos graus da Maçonaria norte-americana, conhecidos por Mestre da Marca (MdM) e Past MÁster (PM) do Real Arco. O Adiantamento foi presidida pelo Sumo Sacerdote, Mui Venerável Mestre do Capitulo Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Comp. Gelson Menegatti Filho, em uma bela Sessão, com a presença de dezenas de comp. e que contou com o auxílio dos Oficiais Litúrgicos do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44 e do Comp. Edson Prestes Grande Secretário de Administração Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil. Foram adiantados os Irmãos Alan Vagner Scmidel, Luiz Antonio de Souza, Moises Graciano Alves Portugal, Clayton Rocha dos Santos, Daniel Gonçalves de Pauli, Luiz Carlos de Oliveira, Marcelo Roberto Ló, Rodrigo Marcelo Sapiaginski, Zilton Mariano de Almeida, Wellington Gomes da Silva, Milton Jurandi dos Santos, Marcondes Brandão da Silva, Ademar Benedito da Costa, Audinei Santana da Costa, Carlos Augusto dos Santos Silva Cruz, Marcelo Ângelo de Macedo e Fernando Costa Fernandes

imagem24O Sumo Sacerdote, Comp. Gelson Menegatti Filho, foi instalado Mui Excelente Venerável Mestre do Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nº 70, de Maçons do Real Arco do Brasil. A Sessão Pública foi realizada no dia 12 de abril de 2014, às 14h00, no Templo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, nº 21, em Cuiabá presidida pelo Comp. Comp. Edson Prestes Grande Secretário de Administração Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
A Sessão Pública de Instalação contou com a presença de uma comitiva do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44, de Maçons do Real Arco, de Campo Grande (MS), formada pelos seguintes CComp.: Marcus Vinicius Tedesco - Sumo Sacerdote; Alisson Gordin Pedroso, Merlison Figueiredo Pedroso, Luis Carlos Rosalino Lima, Vicente Sarubbi, Ciro Yonanime; Elizeo de Deus Santos - Ilustre Mestre do Conselho de Maçons Crípticos Carlos Alberto de Morais Rocha nº. 25, de Campo Grande (MS); e Rubens Marques do Santos - Past Máster.
“Esperamos que o Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá seja o primeiro de muitos passos na Jornada do Rito de York em Mato Grosso. Agradeço o apoio irrestrito dos Comp. do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44, de Maçons do Real Arco do Brasil, que nos ajudaram a tornar realidade a implantação não só do Capítulo, mas também do Conselho de Maçons Crípticos Vila Bela da Santíssima Trindade nº. 38”, disse o Sumo Sacerdote Instalado.
O Comp. Gelson Menegatti Filho ressaltou que “tanto a cerimônia de Instalação, como a Iniciação de 17 Mestres Maçons aos Graus de Mestre de Marca e Past Master, vem coroar todo o processo de introdução da Maçonaria do Arco Real do Brasil em nosso Estado”. Ele anunciou ainda para o 1º semestre de 2014 a iniciação no Conselho de Maçons Crípticos Vila Bela da Santíssima Trindade nº. 38. O projeto de introdução do Rito de York contempla também a criação de Lojas Simbólicas no âmbito do GOEMT.

.fonte:http://www.realarcomt.org.br/


 

 
Capítulo Luz e Sabedoria n. 61 - Comemoração (1 ano)

Como diz o nosso Companheiro João Guilherme: Real Arco é alegria!
Provando que o Légitimo Rito de York veio renovar a maçonaria em nosso Brasil!
Segue abaixo palavras do companheiro Jorge Eduardo de Lima Siqueira
e vídeo elaborado. 

"Homenagem e agradecimentos a todos vocês que tudo fizeram pra que esse sonho fosse uma realidade..." 

 

  • O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil parabeniza a  todos do capítulo, por difundirem ainda mais o légitimo Rito de York.

 
 

USUÁRIOS ONLINE

Nós temos 10 visitantes online

Pesquisar

rostoronald.jpj

Deixe seu comentário

a respeito do tema

da enquete ou

de outros assuntos

referente ao Brasil.

Click aqui

Facebook


Design by Templarios Informatica Ltda.