• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

   


banner

Maçonaria do Real Arco, mais Luz na Maçonaria 

 

agenda

publicar

computador

BATEPAPO


 

   
 

Recife PE - Abertura -20nov2014 30

História ao vivo: York Rite in Pernambuco

A emoção falou mais alto para mais de três centenas de Maçons ao final da recepção da Ordem de Malta, reunidos para o evento York Rite in Pernambuco.  O Comandante das Comanderias Subordinadas ao Grand Encampment of Knights Templar, Sir Edward Trosin, quando agradeceu a recepção que receberam, ele e Sir Lawrence E. Tucker, Grand Recorder, declarou que acabara de receber uma comunicação do Mui Eminente Grão-Mestre, Sir Knight David Dixon Goodwin, de que tinha sido concedida a dispensa para a Grande Comanderia de Cavaleiros Templários do Brasil!

Recife PE - Abertura -20nov2014 31

Este foi apenas um dos muitos momentos do evento de Recife, ocorrido de 20 a 22 de novembro de 2014, que reuniu Maçons das três Potências regulares brasileiras, Grande Oriente do Brasil, Grandes Lojas confederadas à CMSB e Grandes Orientes confederados à COMAB.  Não apenas os segmentos do Rito de York e as Ordens americanas, mas também as Ordens inglesas e representantes de todos os Ritos regulares praticados entre nós congregaram-se em bela demonstração de fraterna união, um bem-vindo contraste com certas atitudes paroquiais e mesquinhas que ainda lamentavelmente ocorrem entre nós.  Nomes consagrados da Maçonaria internacional deram lustro ao York Rite in Pernambuco, além dos citados dignitários americanos, como o Grande Secretário do Gran Capítulo de Masones del Real Arco del Rito de York de Paraguay, conhecido e admirado pelos Maçons brasileiros, Odilon Ayala, liderando numerosa delegação.  Rui Silvio Stragliotto e Ticiano Duarte, baluartes entre os Maçons brasileiros, e inúmeros Grão-Mestres e Past Grão-Mestres, também deram a honra de sua presença, a começar pelo anfitrião, GM Antonio do Carmo Ferreira, e incluindo os GMs Lázaro Emanuel Franco Salles, Ward Gusmão, Paulo Roberto Pithan e Ricardo Guisado, aos quais acrescentamos dezenas de Grandes Oficiais das três Potências e Maçons provenientes de todos os rincões do Brasil.

Este ano, a Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários abriu novas perspectivas para Maçons brasileiros das Potências regulares ao ser conferida por seu Grande Superintendente, Jorge Barnsley Pessôa Filho.

Recife PE - Abertura -20nov2014 37

Outro momento marcante ocorreu na solenidade de abertura.  O Grande Sumo Sacerdote do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, Luiz Sérgio Rodrigues de Jesus, com a presença do Grande Mestre do Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, André Luiz Pinheiro de Amorim, os altos dignitários dos vários segmentos do Rito de York e da Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis testemunharam a entrega da Silver Medal, medalha conferida àqueles que prestam relevantes serviços ao General Grand Chapter of Royal Arch Masons International, a maior associação maçônica internacional.  A honraria tinha sido conferida ao Grande Oficial Executivo do Rito de York para o Brasil, Paulo Roberto Curi, que não pode recebe-la na Assembleia Trienal de Buffalo, Nova York, em setembro passado.  Para alegria da família, ela foi entregue pelo novo Deputado do General Grand Chapter para a Região Sul da América Latina, Christian Farias Santos.

Muitos outros momentos marcantes e de grande relevância ocorrerem nos poucos dias.  Pena é que, por razões de espaço, este breve relato não tenha como fazer justiça aos inúmeros Maçons e pessoal de apoio que, ano após ano, têm tornado possível os eventos do Rito de York.  Figuras históricas entre nós, é mais que justo homenagear os humildes carregadores de piano, sem os quais nada teria sido feito.  A relação é grande, passando pelos Oficiais e Past Oficiais dos Capítulos, Conselhos, Comanderias, Colégios e Tabernáculos, que pagaram o preço do pioneirismo, até aos Grão-Mestres e Past Grão-Mestres, que têm aberto as portas e prestigiado o Rito de York.  Sem eles, não teríamos hoje os Corpos do General Grand Chapter (Real Arco), fundado em 1797, do General Grand Council (Graus Crípticos), de 1890, do Grand Encampment (Ordens de Cavalaria), de 1816, da Societas Rosicruciana (estudos maçônicos), de 1880, americanas, e The Holy Royal Arch Knight Templar Priest, antiga Ordem inglesa, mas em sua forma atual desde 1926.

Mesmo que permaneçam quase anônimos nas Colunas, o salto gigantesco que foi dado e a aceitação desses Graus e Ordens tradicionais e regulares no Brasil, é testemunho de sua coragem e abnegação.  Que o Rito de York tenha conseguido, em tão pouco tempo, ocupar seu lugar na constelação de Ritos praticados no Brasil demonstra o valor do seu trabalho e constitui-se num tributo à sua capacidade de realização!


 

 
ra2014ARLS ARRAIAL DA FORQUILHA: A MAIS NOVA PÉROLA DO GOEMT
O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), irmão Osvaldo Roberto Sobrinho, presidiu a Sessão de Instalação da Loja Simbólica Arraial da Forquilha, nº 70, no dia quatro de junho de 2014, às 20h00, no Templo da ARLS Razão e Lealdade, nº 21.
Presentes o Mui Venerável Mestre do Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Comp. Gelson Menegatti Filho, e uma plêiade de CComp. recentemente adiantados no Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, além de irmãos das Lojas Simbólicas dos Ritos Brasileiro e Escocês Antigo e Aceito.

Após a cerimonia de instalação, o Grão-Mestre do GOEMT, elogiou o trabalho que vem sendo feito para a consolidação do Rito de York “capitaneado pelo Comp. Gelson Menegatti Filho e um grupo de abnegados CComp. que não medem esforços para atingir os objetivos propostos”. 

Bastante Satisfeito, o Comp. Gelson Menegatti fez um balanço dos trabalhos realizados a partir de agosto do ano passado, que começou em Campo Grande (MS), com o apoio do Capitulo Xaraés, nº 40, de Maçons do Real Arco. “Com muito esforço, conseguimos progredir e a partir de hoje passamos a trabalhar no Simbolismo, com a instalação da Loja Arraial de Forquilha”.

Na Filosófica, o Rito de York conta com o Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e o Conselho de Maçons Kriptos Vila Bela da Santíssima Trindade. Ainda nesse primeiro semestre o Rito de York deverá proceder a Sagração do Templo, que está sendo adaptado em um anexo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, em Cuiabá.


 

1º ADIANTAMENTO AOS GRAUS DE MESTRE DE MARCA E PAST MÁSTER

imagem25O Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nº 70, de Maçons do Real Arco do Brasil, realizou, no dia 12 de abril de 2013, às 15h00, no Templo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, nº 21, em Cuiabá, o primeiro adiantamento de 17 Irmãos Mestres Maçons aos graus da Maçonaria norte-americana, conhecidos por Mestre da Marca (MdM) e Past MÁster (PM) do Real Arco. O Adiantamento foi presidida pelo Sumo Sacerdote, Mui Venerável Mestre do Capitulo Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Comp. Gelson Menegatti Filho, em uma bela Sessão, com a presença de dezenas de comp. e que contou com o auxílio dos Oficiais Litúrgicos do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44 e do Comp. Edson Prestes Grande Secretário de Administração Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil. Foram adiantados os Irmãos Alan Vagner Scmidel, Luiz Antonio de Souza, Moises Graciano Alves Portugal, Clayton Rocha dos Santos, Daniel Gonçalves de Pauli, Luiz Carlos de Oliveira, Marcelo Roberto Ló, Rodrigo Marcelo Sapiaginski, Zilton Mariano de Almeida, Wellington Gomes da Silva, Milton Jurandi dos Santos, Marcondes Brandão da Silva, Ademar Benedito da Costa, Audinei Santana da Costa, Carlos Augusto dos Santos Silva Cruz, Marcelo Ângelo de Macedo e Fernando Costa Fernandes

imagem24O Sumo Sacerdote, Comp. Gelson Menegatti Filho, foi instalado Mui Excelente Venerável Mestre do Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nº 70, de Maçons do Real Arco do Brasil. A Sessão Pública foi realizada no dia 12 de abril de 2014, às 14h00, no Templo da Loja Simbólica Razão e Lealdade, nº 21, em Cuiabá presidida pelo Comp. Comp. Edson Prestes Grande Secretário de Administração Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
A Sessão Pública de Instalação contou com a presença de uma comitiva do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44, de Maçons do Real Arco, de Campo Grande (MS), formada pelos seguintes CComp.: Marcus Vinicius Tedesco - Sumo Sacerdote; Alisson Gordin Pedroso, Merlison Figueiredo Pedroso, Luis Carlos Rosalino Lima, Vicente Sarubbi, Ciro Yonanime; Elizeo de Deus Santos - Ilustre Mestre do Conselho de Maçons Crípticos Carlos Alberto de Morais Rocha nº. 25, de Campo Grande (MS); e Rubens Marques do Santos - Past Máster.
“Esperamos que o Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá seja o primeiro de muitos passos na Jornada do Rito de York em Mato Grosso. Agradeço o apoio irrestrito dos Comp. do Capítulo Mar de Xaraés, nº 44, de Maçons do Real Arco do Brasil, que nos ajudaram a tornar realidade a implantação não só do Capítulo, mas também do Conselho de Maçons Crípticos Vila Bela da Santíssima Trindade nº. 38”, disse o Sumo Sacerdote Instalado.
O Comp. Gelson Menegatti Filho ressaltou que “tanto a cerimônia de Instalação, como a Iniciação de 17 Mestres Maçons aos Graus de Mestre de Marca e Past Master, vem coroar todo o processo de introdução da Maçonaria do Arco Real do Brasil em nosso Estado”. Ele anunciou ainda para o 1º semestre de 2014 a iniciação no Conselho de Maçons Crípticos Vila Bela da Santíssima Trindade nº. 38. O projeto de introdução do Rito de York contempla também a criação de Lojas Simbólicas no âmbito do GOEMT.

.fonte:http://www.realarcomt.org.br/


 

 
Capítulo Luz e Sabedoria n. 61 - Comemoração (1 ano)

Como diz o nosso Companheiro João Guilherme: Real Arco é alegria!
Provando que o Légitimo Rito de York veio renovar a maçonaria em nosso Brasil!
Segue abaixo palavras do companheiro Jorge Eduardo de Lima Siqueira
e vídeo elaborado. 

"Homenagem e agradecimentos a todos vocês que tudo fizeram pra que esse sonho fosse uma realidade..." 

 

  • O Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil parabeniza a  todos do capítulo, por difundirem ainda mais o légitimo Rito de York.

 

USUÁRIOS ONLINE

Nós temos 26 visitantes online

Pagamentos

CAPITAÇÃO 2014

botaoGerarBoleto1 

pagdepo

Saiba mais 

 

Pesquisar

Facebook


Design by Templarios Informatica Ltda.